quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Alimento fonte de vida

Alimentação nos tempos modernos tem se tornado uma das, senão, a maior preocupação da sociedade atual.

Somos o que comemos, nossos filhos são conseqüência dos hábitos adquiridos em casa e assim construtivamente... 

Nunca se ouviu falar tanto em dietas diferentes, problemas digestivos e mesmo doenças relacionadas com os maus hábitos alimentares. Infelizmente, percebe-se uma sociedade doente devido à pressa, ao stress diário e a falta de tempo para se alimentar de maneira correta e saudável como nos tempos passados. Não tão longe, todos da família se sentavam à mesa nas refeições como se cada minuto prazeroso que passavam juntos, valesse para superarem horas de problemas do cotidiano. A comida caseira de nossa mãe ou da cozinheira e amiga da família, nos reconstituía para seguirmos “crescendo”.

Mas para a maioria o mundo mudou, sendo preciso então aliar sem saudosismo, as fórmulas do passado que deram certo com as necessidades do presente que às vezes se apresenta assustador. É preciso equilibrar no nosso cotidiano a nossa alimentação de maneira saudável, para que o nosso todo se equilibre também. Quando se orienta uma pessoa para equilibrar sua alimentação, a própria palavra já diz, então no dia a dia, no mínimo de 2ª a 6ª, devemos procurar conhecer os ingredientes básicos que nos darão força para superar a semana de trabalho intelectual, mental, físico, seja lá em que áreas estivermos atuando. 

Se nos preocuparmos em ingerir os nutrientes necessários para isso, superaremos o stress, as tensões e outros adversos de uma maneira mais fácil. Vamos colocar cores nos nossos pratos, raízes para nos fixarmos melhor nos afazeres, evitando as frituras. Consuma cereais integrais, que possuem fibras e força energética, folhas e os frutos que na sua busca e encontro com o sol, têm muito para nos oferecer!

 O seu padrão alimentar importa para o meio ambiente?

Um artigo publicado em maio (2009) no American Journal of Clinical Nutrition (AJCN) com o objetivo de comparar o efeito sobre o meio ambiente da produção agrícola entre uma dieta vegetariana e uma onívora na Califórnia, avaliando pesticidas, fertilizantes, água e energia utilizada para produção de commodities.

Os resultados demonstraram que a dieta onívora requer 2,9 vezes mais agua, 2,5 vezes mais energia primaria, 13 vezes mais fertilizantes e 1,4 vezes mais pesticidas. Sendo que o principal contribuinte para essas diferenças foi o consumo de carne bovina.

O artigo conclui que sob o aspecto ambiental, as suas escolhas alimentares influenciam no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário